sábado, 18 de junho de 2011

Enganar os outros e a si mesmo


Ultimamente venho percebendo o quanto as pessoas boicotam a si mesmas. Não é raro observar pessoas enganando a si mesmas quando precisam crescer ou melhorar em algum aspecto, enxergar verdades que podem machucar, tomar atitudes difíceis, etc.

Acho que temos que aprender a ser verdadeiros acima de tudo, principalmente com questões que dizem respeito a nossa evolução. Enxergar as próprias falhas é ser coerente com determinados assuntos que podem nos fazer crescer como seres humanos e como profissionais.

Quando não admitimos que precisamos mudar muitas vezes estamos fechando os olhos para nossa necessidade de aprendizado e recusar aprendizado é enganar a si mesmo.

E ser auto-confiante demais também demonstra o auto-engano, afinal sempre nos sentimos melhores do que os outros, mas o que nos permite ter essa impressão? Na maioria das vezes a idéia de satisfação com a condição atual para evitar o “trabalho” de ter que se qualificar mais do que os outros.

O auto-engano acontece como uma forma de justificar os próprios erros. Um exemplo claro para ilustrar isso é quando nos sentimos injustiçados por não termos conseguido ser melhor do que a “média” e começamos a nos comparar com os mais fracos do que nós, comparando o nosso fracasso com o fracasso alheio.

Bem, acho que deu para entender perfeitamente, ser verdadeiro consigo mesmo é entender suas incapacidades e necessidades de melhora, é aceitar as críticas e crescer como ser humano. A consciência da necessidade de crescimento contínuo demonstra a verdade para consigo mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário