quarta-feira, 23 de março de 2011

Top 10 dos Suecos





Top 10 virou top 11 com as características dos suecos.

Aí vai, alunos queridos:

1) Estilosos. Eles são estilosíssimos. Eles têm cada roupa de inverno que deixa qualquer um abismado. O centro da cidade parece um desfile de moda. Muitos casacos, sobretudos, cachecóis, cardigans, botas, tocas e até mesmo meias que sao um luxo só!! Simplesmente adoro o jeito chiquérrimo deles de ser.

2) Contidos. Essa história de dizer que todo europeu é frio é puro mito. Eu nao acho que os suecos são frios. Acho apenas que eles são mais tímidos e mais contidos na forma de expressar suas emocões. Todas as vezes que tive contato com eles fui tratada com muita atencão, carinho e respeito. No geral, acho até eles bem divertidos e fofos.

3) Impacientes. Pelo que pude ver eles nao tem a menor paciência no quesito esperar. Seja numa fila, num show, num jogo, num jantar eles nao gostam de esperar por nada. Isso está diretamente relacionado à pontualidade que eu já falei anteriormente. Tudo aqui comeca bem na hora e ninguém aguenta esperar muito nao.

4) Extremamente bonitos (incontestável isso). Para quem gosta dos padrões de beleza nórdicos, eles são um prato cheio para os olhos. No geral, sao brancos, louros, altos, olhos claros, traços bem afilados. Eu acho tantos os suecos quanto as suecas, muito bonitos. Suecas são extremamente bonitas, extremamente bem vestidas e bem maquiadas. Até digo que são as mulheres mais lindas do planeta. Ficar perto delas faz sua auto-estima ficar completamente abalada, hahahaha!!!!

5) Notícias. O povo daqui é completamente viciado em notícias. Tanto em jornais impressos, quanto nos noticirários da televisão, no rádio do carro e até mesmo na internet eles tao sempre atrás de uma informacão. Seja a previsão do tempo, a crise econômica, a fome na África, os gêmeos da Angelina Jolie, nao interessa!! Eles querem saber tudo o que se passa no mundo.

6) Irônicos. O senso de humor deles é único. Eles são completamente irônicos e fazem piada de tudo. Na maioria das vezes que eu peço ao J. traduzir as piadas eu não acho a menor graca, mas também, piada traduzida ninguém merece, né?!

7) Independentes. Desde pequenos eles são preparados para ser independentes. Na escola eles aprendem a cozinhar, a costurar, tem nocões de carpintaria, mecânica, pintura entre outras coisas, que no futuro servem de suporte para essa independência. Eles saem da casa dos pais assim que terminam o ensino médio, com mais ou menos 18 anos e a partir daí tem que aprender a ser virar sozinhos. Bem diferente de brasileiros, que só saem de casa quando se casa e olhe lá. Brasileiros, na maioria dos casos, ficam debaixo da saia da mamãe por muito tempo. Affff! Não tenho paciência.

8) Tem pavor a médico. Eu venho de uma família hipocondríaca compulsiva, daquelas que não pode sentir uma dorzinha na unha e já estão fazendo uma tumografia computadorizada só para ter certeza de que nao é nada grave. Na Suécia é tudo o contrário, eles só procuram atendimento médico quando estão perdendo uma perna ou quando já não agüentam mais de dor.

9) Não são muito fãs de açúcar. Por lá, eles têm uma certa intolerância ao açúcar. Tomam café, chá, suco e tudo mais sem um grãozinho de acúcar. As sobremesas suecas são maravilhosas, mas são bem menos doce do que as nossas.

10) Grande capacidade para seguir as regras. Tanto no trânsito (isso eu acho maravilhoso), quanto nas filas, no âmbito profissional e pessoal eles costumam cumprir estritamente as regras. Nem adianta tentar dar um “jeitinho brasileiro” porque lá isso simplesmente nao existe. Até pega muito mal. Apesar de as coisas ficarem bem mais organizadas, acho que eles perdem um pouco na questão da improvisação, e da espontaneidade.

11) Liberdade nas lojas. Quando você entra numa loja sueca, você nunca é incomodado com aqueles 500 vendedores que vem atrás de você: "vamos fazer um cartão? Vamos aumentar o limite? Ah olhaaaa a coleção nova!! Vai levar sóooo isssoooo? Me chama quando você já estiver vestida tá, princesaaaaa (super falsas)!! Noooosssa mas você ficou lindaaaaa nessa calça 34! (ficou uma porca) Nãaao, não se preocupe que não está aparecendo seu cofrinho e suas banhas não estão saindo para fora da calça (entende-se: ESTÁ UMA ORCA, FILHA. Muuuito falsas)!! Vamos dividir em 20 vezes?" Na Suécia, as vendedoras simplesmente te deixam em paz e só aparecem se você realmente precisar de ajuda ou na hora de efetuar o pagamento. Adorooooooooooo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário