quarta-feira, 23 de março de 2011

Quem são os suecos?



Olha, eu ri muito quando li esse artigo na internet e inclusive o traduzi para J., que não ficou ofendido, pelo contrário, riu muito também e confirmou a visão da jornalista Fabriani, que mora lá, como verdadeira.

Continuo amando de coração os suecos!!!!!

O sueco típico é alto, loiro e tem olhos azuis e usa gorro de lã no inverno. Ele é naturalmente tímido, introvertido, sério, empreendedor e não ri muito de si mesmo. Tem hábitos de vida que segue rigorosamente: todas as manhãs ele acorda às 5h30m para ter tempo de ler o jornal antes de ir para o trabalho. Isso indica que o sueco típico lê devagar porque geralmente o início do dia de trabalho é apenas às 8h da manhã.

Depois de si mesmo, são os maiores interesses do sueco típico: dinheiro, seu emprego, sua casa, hockey no gelo e sua família (nessa ordem). Ele ama animais em geral e em particular cachorros. Um dos passatempos favoritos do sueco típico é caminhar ou andar de bicicleta na natureza, perto de uma floresta, por exemplo. O ideal é quando ele tem consigo seu pastor-alemão.

O sueco típico preserva seus próprios dentes quando fica velho. É pontual, honesto, confiável, limpo e obedece às leis. Um exemplo disso é o que acontece na faixa de pedestres de qualquer rua. Não importando as condições climáticas, o sueco típico espera que o sinal fique verde para pedestres atravessarem a rua. Ele usa sempre o cinto de segurança, nunca dirige bêbado, paga sempre a licença da TV, declara o imposto de renda a tempo, tem sempre dois sacos plásticos no bolso quando passeia com o cachorro e nunca toma banho depois das 10 horas da noite.

O sueco típico é muito cuidadoso e quase nunca faz alguma coisa impulsiva ou espontaneamente (única exceção possível é espirrar). Para o sueco típico qualquer opção representa uma escolha de vida ou de morte. Como a escolha do queijo no supermercado, por exemplo. Enquanto os outros europeus pegam o primeiro que lhes parece ser bom, o sueco prova pelo menos dez tipos de queijo antes de se decidir por 200g de Brie. É essa natureza cuidadosa que o impede de se jogar na aventura do casamento. Tipicamente ele escolhe uma mulher com a qual vive alguns anos, tem filhos, para somente então pedi-la em casamento.

No que diz respeito ao casamento, aliás, os homens suecos típicos não têm muito em comum com os outros homens europeus. Tudo o que uma mulher pode fazer, o sueco típico pode fazer melhor - de cozinhar e lavar louça até coser cortinas, pregar botões e consertar meias. É assim que todas as tarefas na casa são divididas igualmente.
O sueco típico gosta de se manter bem informado. Ele está sempre procurando ouvir o noticiário e quer saber tudo sobre energia atômica, economia dos países do terceiro mundo, África do Sul e as preferências sexuais das centopéias.

A maioria dos suecos típicos é fanática em se manter em forma. Eles passam o final de semana correndo pelas florestas mais próximas ou em cima de uma bicicleta. Pensando na saúde, o sueco típico deixou de consumir nicotina, açúcar e café, além de não mais fazer contato com estranhos. Ele vai todos os dias pra cama antes das 10 horas da noite.

Talvez a característica mais fascinante em um sueco típico é sua visão de igualdade. Todos têm de ser e fazer exatamente igual. Para facilitar essa busca pela igualdade, a maioria dos suecos tem o mesmo sobrenome, com apenas algumas variações - Svensson, Nilsson ou Persson. A maioria das mulheres suecas chama-se Ulla ou Inga. O sueco típico defende a igualdade inclusive no que se refere aos salários. Isso graças a uma política de impostos solidária, pela qual os suecos podem até ganhar de forma diferente antes do imposto, mas depois ganham exatamente a mesma coisa - pouco. Além disso, os suecos têm o mesmo gosto para roupas e móveis, pensam parecido, dirigem Volvo e tiram férias em Mallorca, na Espanha.

Um sueco genuíno nega que tenha qualquer preconceito. Aos seus olhos não há diferenças entre os suecos e os imigrantes, e apesar de não conhecer nenhum iuguslavo, grego, turco, finlandês, polonês ou húngaro, o sueco típico está convencido de que não há diferenças entre si e os outros. As únicas exceções são que os imigrantes têm nomes diferentes, hábitos distintos, plantam vegetais na sala de visitas, têm sempre facas nos bolsos, assaltam bancos e aposentados, roubam empregos de outros suecos, se reproduzem como coelhos, batem em suas mulheres e falam sueco como quem tem um ovo na boca.

Por fim, o sueco típico gosta do silêncio do campo, odeia filas, adora ser o primeiro a subir no ônibus, não gosta de inverno, aprecia sexo, acredita no que dizem os social-democratas, é patriótico (tem cuecas com a bandeira sueca), vai à loja de bebidas alcoólicas duas vezes na semana, passa o Natal com os pais, estuda inglês e fica ofendido com o artigo como esse.

Hahahahaha!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Adorei seu blog! Também adoro os nórdicos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por ler. Fico muito feliz. Sobre os nórdicos eu sou suspeita para falar, pois os amo de coração ;-)

    ResponderExcluir