domingo, 10 de outubro de 2010

Sentimento de Vingança - Jigoku Shoujo




Vingança…

Um sentimento tão controverso, mas tão real…
Um sentimento negativo, de extremo poder…
Que apesar de não ser correto, para muitos é algo justificável…
Principalmente na mente dos "injustiçados"…


Se nem a justiça dos céus e nem a dos homens consegue punir a quem espalha tanta dor e sofrimento pela humanidade "inocente", alguém tem que tomar essa iniciativa, em nome dos injustiçados.

Os vingadores, sempre mal compreendidos por aqueles que nunca sofreram algo, agora tem um animê que entende muito bem a sua dor: Jigoku no shoujo aborda de modo extremamente profundo e denso esses sentimentos.

Em seus primeiros episódios, aqueles que carregam em suas vidas um extremo sentimento de vingança, vãos se sentir confortáveis, pois retrata fielmente a visão dessas pessoas, de tal forma que parece conversar de maneira sincera com seu público. Como aquele único amigo que entende perfeitamente suas razões… A raiva, o odio e a amargura de ser injustiçado… E a satisfação de ver a vingança finalmente realizada. Apesar da forma ser, muitas vezes, cruel, essa crueldade é justificada pela dor que essa ” diabólica alma humana” causou a outras pessoas.

Ao longo do restante dos episódios e de sua continuação “Jigoku Shoujo Futakomori“, começam a surgir uma série de indagações:

1. A vingança é realmente a única solução?
2. A felicidade finalmente vem depois de terminado a vingança?
3. A vingança é realmente justa? Ela nunca atinge uma pessoa inocente?
4. Qual o preço de uma vingança? É um preço que vale ser pago?
5. Vingança é igual a justiça, ou apenas um sentimento de rancor e ódio que unem duas pessoas?

Jigoku no shoujo passa as respostas a essas questões? Nunca… Esse anime não tem um roteiro com a pretensão de pregar uma verdade absoluta. Ele não define o que é o certo ou o errado. Somente mostra todas as visões possíveis sobre o assunto.

A unica mensagem que o anime deixa bem claro é:

“Se você realmente deseja ter a sua vingança, você deve puxar o fio vermelho. Você fará um pacto comigo assim que puxar o fio. O receptor de sua vingança será transportado imediatamente para o Inferno. Porém… Uma vez que a vingança é feita, você deve pagar a compensação. Duas covas irão aparecer quando você amaldiçoar a pessoa. Se fizer o pacto, você irá para o Inferno também. Isto será depois que morrer. Você não será capaz de ir para o Céu. Sua alma será mergulhada na dor por toda a eternidade. Isto é uma decisão sua…“

Reforçando que o que vai aprender com esse anime e suas reflexões, depende apenas de você mesmo… Se você quer ou não puxar o fio vermelho. Está por sua conta...

3 comentários:

  1. Eu puxo o fio vermelho, Mei. Puxo com prazer o fio vermelho para quem te fez sofrer. Vou arder no inferno junto com o desgraçado que te impôs tanto sofrimento a toa, irmãzinha. Saudades de vocêzinha! Bjimzim.

    ResponderExcluir
  2. Galera tá possessa, ein? Vingança nunca faz bem a ninguém e pior ainda, faz mais mal a quem pratica do que quem sofre. O ruim do "vingador" é que além de ser um sentimento de prazer passageiro, ele terá que responder por isso mais tarde. Então, não adianta nada puxar o fio vermelho ou arder no inferno por um sentimento dos mais primitivos. Evolução, gente, evolução!

    ResponderExcluir
  3. Sinistro esse anime. Da vontade de ver mesmo. quando aos posts sobre vingança eu sou da mesma opinião do camaradinha Luiz ali. Ta por fora perder tempo com isso so pra lavar a honra e o orgulho que todo ser humano tem dentro de si mesmo. Que honra? Isso é tão arcaico ne? Mas a maioria das vezes a pessoa se vinga pra lavar a honra mesmo e acho que isso é orgulho. Desse modo eu vejo dois defeitos, o sentimento de vingança e o de orgulho. Trabalhão que vai dar para vencer isso né! Bola pra frente, moçada!

    ResponderExcluir