sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mal entendido

O que caracteriza o mal-entendido é o seguinte: aquilo que para um é importante, é insignificante para o outro, mas no sentido de que, no fundo, as duas pessoas estão separadas por uma bagatela; estão desunidas no seu mal-entendido porque não arranjaram tempo para começarem a entender-se.

Pois, no fundo de todo o «desacordo real», há um acordo: «o mal-entendido» sem fundamento reside na falta de compreensão prévia sem a qual acordo e desacordo são, um e outro, um mal-entendido.

Penso às vezes, que eu promovo facilmente mal-entendidos nas pessoas, pois sou extremamente educada e carinhosa. Muitas pessoas podem confundir educação com interesse afetivo. Há poucos dias percebi isso e me senti muito mal. Não sei porque as pessoas confundem tanto o que é tão claro! Interesse afetivo e amizade são coisas muito distintas, mas acho que agora é hora de escutar e compreender mais as palavras de meu pai, quando uma vez ele disse que, cada pessoa tem uma leitura diferente de uma determinada situação. Se você ofereceu amizade e o outro entendeu como interesse amoroso; é porque o interesse nasceu primeiro na pessoa que entendeu a amizade como tal. Daí, surgem os constrangimentos: você quer amizade e o outro teima que você quer relacionamento, porque ele já tem esse "sonho" na mente.

Até você provar aquela velha frase: "não é bem isso que você está pensando", tudo caiu no abismo. E não adianta você provar por A + B que não tem interesse algum. A teimosia do outro em enxergar que você quer algo a mais é muito forte... tão forte quanto o "devaneio" que ele gostaria que se tornasse real, para muitas das vezes se sentir superior, amado, desejado.

Quem não quer ser desejado pelo objeto de suas mais secretas paixões? Pois é, queridos. Porém, há uma grande diferença entre o que é real e o que é imaginário. Sonhar é bom, é divertido, é legal, mas não vamos criar mal-entendidos para que ninguém fique constrangido. Eu, particularmente, detesto isso e como já fui vítima do engano algumas vezes e fui recentemente (de novo!!!!!!!!) sei o quanto é ruim e como abala amizades que poderiam ser bonitas, sem interesse algum e sem mágoa.

Meu interesse é amizade... SEMPRE. Eu estou doando a quem quiser e precisar com muito carinho e sinceridade. Interesses amorosos à parte, pois sou casada e bem casada. Respeito meu marido e a mim mesma em todos os sentidos.

A você, querido amigo, (que sabe para quem estou falando), desfaço aqui o mal-entendido que você instalou em sua mente. Minha amizade é a mesma, embora eu e meu marido tenhamos ficado constrangidos com seu modo de ver as coisas.

Desejo a ti boa sorte em todos os campos de sua vida. Que você seja muito feliz!

Abraços meus e de meu companheiro!

2 comentários:

  1. AHHH?!!?! Sinceramente espero que esse texto não seja para mim (penso isso porque o seu marido na maioria das vezes pensava dessa forma de mim), porque ser for creio que o mal entendido tenha sido da parte de vocês, de você a unica coisa que eu queria era amizade, e nem isso para falar a verdade, so falava com você por que você queria alguem que te desse concelhos e porque eu já estava envolvido demais nessa história toda para simplesmente não dizer nada, isso sem contar que na época eu gostava de outra pessoa e você sabe muito bem quem é. Enfim fui infeliz de ter comentado no seu blog pela primeira vez, devia ter deixado tudo no esquecimento, so depois que eu cliquei em postar comentaria que eu percebi a merda que fiz e no que isso ia acarretar, mas agora vendo a reação de vocês não posso simplesmente deixar passar batido e aceitar esse texto como uma verdade. Se esse texto foi realmente para mim então saiba nunca houve mal entendido nenhum na minha mente, vi você apenas como uma grande amiga, assim como via ele. Eu não fiquei contra ele naquela ocasião porque eu possia algum sentimento amoroso a seu respeito, deixei de ser amigo dele por causa das ideias absurdas dele, se ele atualmente mudou, bom para vocês dois sejam felizes, agora so não me tenham do vilão dessa história porque isso eu não sou.

    ResponderExcluir
  2. Marcos, não é para ti, não! É difícil quando pessoas daqui, bem perto de mim (pois você está distante a mais de 1.200km) me trazem constrangimentos ao interpretar minha amizade como algo diferente ou mais sério. Eu já tive muitos problemas por isso no passado e agora volto a ter por ser muito educada e transparente. Acho que homens imaturos agem e pensam dessa forma. Não é você não. Nossa! Que susto isso daqui! Estou afirmando e com muita sinceridade que não é para você isso! Esse post tem endereço certo e a pessoa que ler isso já sabe que foi para ela porque eu não tenho olhos para ela a não ser de amiga. Acho que não ficou tão claro para ele, então, para evitar constrangimentos, eu tive que escrever este post, uma vez que, ele não me deu direito de resposta a seu tão infame e ultrajante e-mail. Desculpe, Marcos, mas não era para você de forma alguma. Abraços!

    ResponderExcluir