segunda-feira, 28 de junho de 2010

A jovem e o dragão



A bela Wei e o jovem Weng se casaram muito cedo e, a cada ano, sentiam-se mais apaixonados. O único problema entre ambos era quando, por alguma razão, precisavam ficar afastados. Os dois sofriam muito com a falta que sentiam um do outro. E foi justamente isso o que aconteceu quando o imperador organizou um concurso de artes marciais para o qual o jovem fora convidado a participar.

Wei não poderia partir com o marido, pois ele deveria viajar com a comitiva formada pelos outros participantes do concurso, de modo que ela partiu alguns dias depois, a cavalo, acompanhada por um pequeno grupo de amigos.

A viagem corria bem, embora Wei, sentindo muitas saudades, contasse os dias e as horas que restavam para o término de sua jornada. No entanto, num determinado momento, o grupo alcançou um trecho da estrada muito perigoso, no qual era necessário que os cavalos atravessassem uma pequena trilha que circundava um profundo precipício.

O cavalo de Wei era um animal suave e tranqüilo, mas, justamente no ponto mais perigoso do trajeto, por alguma razão, o animal se assustou, dando um salto, e a jovem foi atirada ao fundo do abismo.

Quando despertou, horas depois, Wei percebeu que estava viva, embora um pouco ferida. Olhou ao seu redor e viu que caíra numa espécie de clareira onde havia belas árvores frutíferas. Faminta, a jovem colheu alguns frutos e deles se alimentava quando a noite começou a cair e ela lembrou-se de que ficaria no mais completo escuro, naquele fim de mundo, onde ninguém poderia encontrá-la. Desesperada, chorou lágrimas amargas.

A noite caiu e o escuro era tenebroso. Wei aninhou-se sob as árvores e fechou os olhos para que o medo não a dominasse. Mas fazia frio e seu corpo tremia tanto que ela não conseguia adormecer. Algumas horas depois, desistiu do descanso, sentou-se e começou a cantar, na esperança de que o canto afastasse de sua mente os medos que a assolavam.

"Ah, se eu ao menos tivesse uma pequena lanterna", ela pensou.

Foi quando uma luz rompeu as trevas, um foco de luminosidade arredondada e amarela, como se fosse o olho de um gigante. Antes que Wei tivesse tempo de dizer uma só palavra, outras luzes semelhantes foram surgindo no ar. Até que a clareira ficou inteiramente iluminada e Wei percebeu que estava cercada por vários dragões voadores.

____ Seja bem-vinda, bela Wei - disse um deles -, nós a atraímos para nosso esconderijo.

____ Por que?

____ Para ouvi-la cantar, justamente - disse um dragão sorridente.

____ Nós sempre a ouvimos a distância, quando você cantava para seu marido, agora pudemos desfrutar de sua bela voz bem de perto. Mas há uma diferença em seu canto - comentou o mestre de todos eles.

____ E qual é?

____ Sua voz estava cheia de tristeza!

____ É verdade! Meu coração chora dce saudades! Por favor, senhor dos dragões, me leve para perto de Weng!

____ Façamos um trato, minha jovem, eu a conduzirei pela noite do vale eterno e você, mesmo sendo uma simples mortal, poderá vislumbrar toda a beleza dos vales secretos. E depois disso, se mesmo assim, você desejar voltar, viver e morrer como a esposa de Weng, cumprirei seu desejo.

A Bela Wei e o poderoso dragão sobrevoaram todos os mares, montanhas e vales, depois alcançaram as estrelas e deram a volta na lua, além de mergulharem nos abismos profundos e nos recantos mais ocultos das cavernas secretas de animais mágicos.

No entanto, mesmo diante de tantas maravilhas, a jovem preferiu voltar à sua vida terrena e ir ao encontro de seu querido companheiro. O dragão, como era de se esperar, ficou muito desapontado, mas a jovem lhe prometeu:

____ Caro amigo, prometo compor a mais bela canção em sua homenagem. Criarei uma melodia tão encantadora para embalar minhas palavras que todos os que a ouvirem saberão que todo dragão traz dentro de si o coração de um sábio imortal.

Conta-se que a canção de Wei era tão encantadora que todos os que a ouvissem, ao adormecer, sonhariam com o vôo mágico de um poderoso dragão.


(Baseado num trecho do clássico chinês, Crônicas dos anos de paz, Taipingguangji)

Nenhum comentário:

Postar um comentário