quinta-feira, 24 de junho de 2010

História Oriental




Um homem santo era esperado na China, e ao chegar, o imperador foi recebê-lo e encontrou-o com um sapato no pé e outro na cabeça.

O imperador ficou embaraçado, pois as pessoas riam. Pensou: "Afinal, que homem é esse? Esperei tanto por ele, pensando que era um homem sagrado, um sábio e agora ele parece um palhaço".]

Perguntou-lhe, na primeira oportunidade:

____ Por que você se apresenta assim? Todos estão rindo e eu estou envergonhado. Você é um santo e devia se comportar como um santo.

O sábio disse:

____ Só os que não são santos é que se comportam como santos. E você precisa prestar atenção ao seu comportamento, ele deixa de ser espontâneo.

____ Não entendo: com um sapato na cabeça você parece mais um palhaço.

____ Ora, tudo pode ser visto como uma palhaçada. Você, como imperador, de túnica e honrarias, também parece um palhaço. Tudo na vida é representação, o real não está no exterior. Não olhe para meu corpo, olhe para mim.

O imperador pensou: "Esse homem é raro, e no entanto, todos podem brincar com ele e está sempre sorrindo".

____ Por que você sempre ri?

____ Uma pessoa iluminada está sempre rindo. Onde existe seriedade há algo errado, porque a seriedade faz parte de um ser doente. Nenhuma rosa é séria, a menos que esteja doente. Nenhum pássaro é sério, a menos que haja algo errado. Toda vez que há algo errado a seriedade aparece. Quando tudo está bem há risos e alegria.

2 comentários:

  1. muito lindo =)
    estarei seguindo e te convido a seguir:
    criativaconstate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Malu! Obrigada por ler o blog. Seguirei o seu também. Um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir